LABORATÓRIO DE BIOTECNOLOGIA AGRÍCOLA

Image

O Laboratório de Biotecnologia Agrícola está inserido no projeto BIOAGROPAR, financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT)/FINEP, órgão federal ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/FINEP, visando potencializar o desenvolvimento do agronegócio paranaense, com pesquisa de alternativas não químicas para o controle de pragas.

A construção do Laboratório de Biotecnologia Agrícola (LaBiotec) iniciou-se em meados de 2007, e foi finalizada em 2009. O prédio possui 110 m2 e para seu pleno funcionamento foram ainda aportados recursos da Fundação Araucária e Fundo Paraná, ambos vinculados à Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado do Paraná (SETI), que somaram, no conjunto, aproximadamente R$ 500 mil.

No ano de 2012, o Laboratório foi autorizado a abrigar e se responsabilizar oficialmente pela Coleção de Fungos Entomopatogênicos do Laboratório de Biotecnologia Agrícola da Unioeste (CFE Unioeste), a primeira coleção de fungos entomopatogênicos do estado do Paraná, conforme deliberação do MMA (processo 02000.001090/2012-23-MMA, credenciamento 059/2012/SECEX/CGEN).

ATUAÇÃO

Projetos de pesquisa nas linhas:
Controle biológico e alternativo de pragas de importância regional, com destaque da cultura da erva-mate, soja, milho e também da avicultura de postura e de corte. Avaliação de riscos de estratégias alternativas de controle para entomopatógenos.
Desenvolvimento tecnológico para estratégias de controle:
Bioensaios de eficiência. Controle de qualidade em entomopatógenos. Treinamento e capacitação em controle biológico de pragas

EQUIPE

Prof. Dr. Luis Francisco Angeli Alves, Biólogo, Doutor em Ciências, especialista em Controle Biológico - Coordenador
MsC. Andréia Kusumota Bonini, Bióloga, Mestre em Engenharia Agrícola

CONTATO

UNIOESTE/Centro de Ciências Biológicas – CCBS, Campus de Cascavel
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS
Rua Universitária, 2069 – Jd. Universitário, 85819-110
Cascavel – Paraná
Fone: 45 3220 3288
E-mail: luis.alves@unioeste.br